Blog

Sobre descanso

Algum tempo atrás preguei sobre o tema “Descansando à sombra de El Shadai“. Decidi falar sobre esse tema por causa da afirmação inicial de Salmo 91, que diz: “Aquele que habita na casa do Altíssimo (El Eliom) e descansa à sombra do Onipotente (El Shadai) (…)”.

É claro que essa linguagem acima é aquela usada no Antigo Testamento. Hoje, na linguagem do Novo Testamento, podemos ler como: “Aquele que está em Cristo e descansa à sombra do Todo Poderoso (…)”.

Essa é a condição colocada no Salmo 91, que aquele que está em Cristo e que entra no descanso vai desfrutar das promessas que esse Salmo faz. Esse Salmo é super conhecido, super manjado. Talvez por isso haja pessoas que olham para ele como se fosse mera poesia. Nós precisamos entender que a Bíblia pode ter linguagem poética aqui e ali, mas aquele livro fala sobre o relacionamento de Jesus com a Sua Igreja. Jesus morreu na cruz para que você e eu tenhamos direitos aos benefícios do Salmo 91, e eles espiritualmente pertencem a nós também! Deus não escreveu isso daqui como poesia, mas como promessa para nós e precisamos tomar posse disso.

Entrar no descanso significa que, embora do lado de fora haja trabalho, haja agitação, problemas pra resolver, lutas pra enfrentar, do lado de dentro existe paz, existe tranquilidade, existe descanso. É você desenvolver uma consciência de que Deus é por você, de que ele luta por você, de que ele te ama e se importa com você. O Deus Todo Poderoso, o El Shadai, está no controle da sua vida e a qualquer momento vai haver uma reviravolta, o milagre vai acontecer! Descansar à sombra de El Shadai não é você tirar férias permanentes, mas é você ter uma atitude interior de descanso, é você, no seu íntimo, descansar e estar em paz, porque você confia absolutamente que Deus é fiel à Sua Palavra. E pra cada uma das promessas de Deus, na Sua Palavra, em Cristo você tem o ‘sim’ e o ‘amém’. Então você entra num estado de confiança plena e absoluta de que Deus vai cumprir na sua vida aquilo que Ele prometeu na Sua Palavra.

El Shadai é o Deus Todo Poderoso, aquele que tem poder pra fazer acontecer na sua vida tudo aquilo que é prometido no Salmo 91 e muito mais! Se você está em Cristo, você está habitando no esconderijo do Altíssimo. Jesus é o esconderijo do Altíssimo. Ele é um lugar de abrigo, de segurança. Ele é o lugar aonde você está protegido, guardado das investidas do diabo. Aquele que está em Cristo, o maligno não o toca!

O nosso Deus, a quem a gente serve, pode fazer o que for necessário para produzir na sua vida o milagre que você necessite. Os impossíveis dos homens são possíveis pra Deus, porque Ele é o Deus Todo Poderoso. Ele não é UM Deus Todo Poderoso, Ele é O Deus Todo Poderoso, o Onipotente, aquele que possui TODO o poder. Deus quer que vivamos uma vida abençoada. Deus não quer que você viva uma vida debaixo de estresse, de preocupação, debaixo de síndromes de pânico. Deus quer você calmo, tranquilo, em paz, sabendo que Ele é o teu sustentador e que nada te faltará.